Levantamento Topográfico
O levantamento topográfico visa gerar um modelo da porção de terra, subterrânea ou superficial que se tornará planta do local onde será realizada a obra. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irá compor relatório e planta da área. Os serviços de levantamento planialtimétrico são os necessários para a perfeita caracterização do terreno. O levantamento planialtimétrico é a representação das informações planimétricas (ângulos) e altimétricas (diferença de nível ou distância vertical), fornecendo o maior número possível de informações da superfície representada. Além disso, podem ser levantadas questões temporais, como a análise da resposta do solo antes, durante e após a incidência de chuvas.
Em alguns casos também é preciso realizar acompanhamento do volume de terra removida ou depositada no terreno. Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GNSS (Global Navigation Satellite Systems), os levantamentos planialtimétricos são executados com equipamento topográfico de extrema precisão como a Estação Total, GPS Geodésico (RTK) e VANT – Veiculo Aéreo Não Tripulado. Os levantamentos planialtimétricos são realizados conforme as especificações do contratante, que conforme sua necessidade definirá a escala final do produto.
Um localizador de tubos fornece uma maneira segura e eficaz de verificar paredes, tetos, pisos e subterrâneos em busca de tubos ocultos antes da reforma, demolição ou escavação.