Densidade Real das Partículas de Solo

O solo é constituído de três fases distintas: partículas sólidas, água e ar.

É um sistema trifásico, onde a fase sólida é um conjunto de partículas minerais dispostas a formarem uma estrutura porosa que conterá os elementos constituintes das fases líquida e gasosa. O comportamento de um solo depende da quantidade relativa de cada uma das três fases.

 Os índices físicos são definidos como grandezas que expressam as proporções entre pesos e volumes em que ocorrem as três fases presentes numa estrutura de solo. São utilizados na caracterização de suas condições, em um dado momento. Dentre os índices físicos existentes, um dos mais importantes é a densidade real das partículas sólidas (Gs).

 A densidade real das partículas sólidas dos solos é a relação entre o peso específico das partículas sólidas (ys), e o peso específico de igual volume de água pura a 4°C (yw), sendo:

Gs= γs/γw

O peso específico dos sólidos varia pouco de solo para solo, sendo que o mesmo é função dos minerais constituintes e da porcentagem de cada um deles no solo.

A densidade real das partículas sólidas é determinada empregando um frasco de vidro denominado picnômetro. O ensaio compara o peso de um picnômetro contendo água destilada, com o peso do mesmo picnômetro contendo solo e água até a mesma marca, a uma determinada temperatura de ensaio. A norma aplicada é a ABNT/NBR 6458/2016.