Eletrorresistividade

Eletrorresistividade Geofisica prospecção resestivimetro

Os métodos geofísicos de investigação de solo e rocha se caracterizam por adquirir dados sobre fenômenos a partir da superfície da terra. A eletrorresistividade é um método geofísico relativamente não invasivo (pois são cravados eletrodos no solo para realização da investigação) que, basicamente, emprega uma corrente elétrica artificial que é introduzida no terreno através de dois eletrodos com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos nas proximidades do fluxo de corrente. As relações entre corrente elétrica, potencial elétrico e disposição geométrica dos eletrodos no terreno permitem calcular a resistividade real ou aparente em subsuperfície.

O mapeamento geofísico proposto pelo método de eletrorresistividade permite a caracterização de materiais a partir das propriedades elétricas dos mesmos em subsuperfície, para detecção de topo rochoso e de diversos tipos de contaminantes líquidos infiltrados, como chorume de aterros e até contaminantes sólidos. É utilizada especialmente para identificação de estruturas geológicas (solos, rochas, nível d’água, cavernas) para busca de zonas de falhas, fissuras e dobramentos, e auxílio em pesquisas de jazidas minerais.

Para realização dos serviços foram consideradas as informações fornecidas pelo cliente.

Os serviços geofísicos aqui propostos serão executados conforme as instruções e normas técnicas (ABNT) a seguir descritas:

  • Método de Ensaio — MT — Departamento nacional de Estradas e Rodagem
  • DNER-ME-040/95 — Prospecção Geofísica pelo método da eletrorresistividade.