Índice de Suporte Califórnia (CBR)
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão. É a relação, entre a pressão exercida por um pistão de diâmetro padronizado necessária à penetração no solo até determinado ponto (0,1”e 0,2”) e a pressão necessária para que o mesmo pistão penetre a mesma quantidade em solo-padrão de brita graduada.
Os resultados são apresentados de maneira percentual sendo por exemplo um valor de CBR ou ISC de 15% significa que a resistência a penetração do solo testado é de 15% do valor da brita padronizada.
Através do ensaio de CBR é possível conhecer qual será a expansão de um solo sob um pavimento quando este estiver saturado, e fornece indicações da perda de resistência do solo com a saturação. Apesar de ter um caráter empírico, o ensaio de CBR é mundialmente difundido e serve de base para o dimensionamento de pavimentos flexíveis.
O procedimento consiste em compactar a amostra de solo em um cilindro grande do ensaio de compactação, na energia desejada. Após a compactação inundam-se os corpos de prova, durante um período mínimo de 4 dias, procurando-se atingir a saturação. Sobre as amostras em saturação, colocam-se anéis anelares de 4,5 kg, para simular a resistência que o peso do pavimento impõe à sua expansão. A medida de expansão é feita através de um extensômetro, durante todos os dias de inundação dos corpos de prova.
Por meio de uma prensa, faz-se pressão sobre cada corpo de prova, através de um pistão cilíndrico de 4,96 cm de diâmetro, produzindo uma área de contato de 19,36cm². O pistão penetra no corpo de prova com velocidade de aplicação da carga de 0,05” por minuto (1,27 mm/min). Para garantir a velocidade constante de penetração do pistão durante a execução do ensaio e minimizar a influência do operador no resultado, as prensas de CBR da GEOTHRA são digitais e controladas eletronicamente. Com os resultados obtidos durante o ensaio, traça-se um gráfico de pressão x deformação.
A Norma ABNT NBR 9895/2016 especifica o método para determinação do valor do índice de suporte Califórnia e da expansão de solos em laboratório, utilizando amostras deformadas, não reusadas, de material que passa na peneira de 19 mm, com o mínimo de cinco corpos de prova. Para a determinação do Índice de Suporte de Califórnia usou se da seguinte equação:
ISC=((pressão calculada)/(pressão padrão))*100